VARIG - 90 anos

VARIG - 90 anos
Vista Aérea do Colégio Rosário e Arredores - 1949
Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul

A Primeira Sede 
As duas fotografias acima mostram o prédio do Liceu Dom Afonso, situado na esquina da Rua Marechal Floriano com a Duque de Caxias,onde se instalou inicialmente a Biblioteca Pública em 1876. Este edifício abrigou também a Escola de Direito, a Escola de Medicina e posteriormente foi a Chefatura Central de Polícia de Porto Alegre até 1948 quando foi destruído por um incendio. No local, hoje, encontra-se o Colégio Sevigné.
Na época em que ambas as fotografias foram tomadas, a Biblioteca Pública ainda funcionava no local.
Fotografia de cima: Irmãos Ferrari - 1900
Fotografia de baixo: Virgilio Calegari - 1904
Clique nas fotografias para ampliar
As duas fotografias acima mostram os dois Presidentes da Província que estiveram diretamente envolvidos com a abertura da Biblioteca Pública do RGS. 
Na fotografia da esquerda Francisco Xavier Pinto de Lima que foi o presidente que assinou a lei de criação da Biblioteca ( lei nº 724 de 14 de abril de 1871).
A fotografia da direita é de Tristão de Alencar Araripe que era o Presidente da Província do RGS na época da abertura da Biblioteca ao público no dia 21 de janeiro de 1877.


6 comentários:

  1. Hoje em dia moro em frente ao Sevigné, não reconheceria a esquina sem a descrição! Fascinante. Adorei o teu blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sr. Ronaldo,somos as alunas Thainá e Dieyne, da turma 101/2011,de geografia do Colégio Estadual Inácio Montanha.Como estamos efetuando um trabalho sobre modificações da paisagem urbana, escolhi a foto da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul para ilustrá-lo. Parabéns pelas fotos e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Olá Thainá e Dieyne!
    Tudo bem?
    Vcs devem me mandar pelo menos um endereço de E-mail para que eu possa enviar as fotografias para em boa definição
    Abração
    ronaldo

    ResponderExcluir
  4. Oi Ronaldo, amei seu blog, belas imagens, amo Porto Alegre. A década de vinte foi fascinante! Gostaria de mais informações sobre a casa da Duque de Caxias esquina com a João Manoel, já procurei e não encontrei dados sobre a propriedade e seus proprietários.
    Abraços
    Marli Aguiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli!
      Tudo bem?
      Obrigado pelas palavras. Tenho sim algumas informações sobre esta casa que agora está sendo revitalizada em um projeto de restauração.
      Caso queiras, manda teu e-mail que te envio todas as informações que tenho pois fica mais fácil do que escreve-las neste espaço do Blog.
      Mai uma vez obrigado e um abraço
      ronaldo

      Excluir
  5. Obrigada, podes enviar para aguiar.m27@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e e-mail!